sexta-feira, 18 de março de 2011

O BARCO


Era outono, o dia estava ensolarado e Sr Damião decidiu pegar o seu barco e pescar no lago da praça. O lago tinha águas límpidas e cristalinas, era possível ver as carpas, bagres, pintados e os mais lindos tucunarés.
O Sr Damião pegou a vara de pesca, suas iscas e caminhou para o lago.
As crianças que brincavam no parque, logo perceberam que Sr Damião ia pescar e fizeram a maior festa. Para as crianças, não havia lazer melhor do que pescar com o Sr Damião e ouvir seus contos. Todos correram e fizeram um círculo em volta do velhinho e caminharam juntos à pescaria.
Entraram lago adentro e foram até o lado oposto do bosque, onde o lago era mais fundo. Jogaram os anzóis na água e aguardaram até que a isca começasse a mexer e isso durou um bom tempo. Nesse intervalo, Sr Damião começou uma nova história:

-Certa vez, o Sr das Parábolas entrou em um barco com seus amigos e no meio da viagem ele dormiu. Aconteceu que no meio da viagem, começou uma grande tempestade, ondas começaram a entrar no barco e o pequeno barquinho ficou a deriva na imensidão das águas, ameaçando sucumbir. Mas o Sr das Parábolas continuava em seu tranqüilo sono. Seus amigos, com medo, desesperados, acordaram-no e com grande pavor gritavam:
-Vamos morrer!
Mas o Sr das Parábolas não se desesperou com a tempestade, nem com o mau tempo, com apenas uma palavra ele mandou a tempestade embora e acalmou as águas.

-Ele não podia ter impedido a tempestade antes que ela chegasse? Perguntou Pietro, atento a história.

As tempestades sempre virão e elas são boas. Tudo coopera para o nosso bem, mesmo as tempestades. Elas que regam a terra, ajudam as plantas a crescerem, cooperam para as arvores darem seus frutos na estação certa e ajudam no nosso ciclo de vida. Mas dependendo de onde vemos o temporal, ele parece assustador e perigoso.
Assim também será na nossa vida. Tempos ruins virão, tempestades e tufões cercarão nossa vida.

Como teremos a certeza que nosso barco também não irá afundar? Perguntou o menino Pablo.
Boa pergunta, disse Sr Damião. Esse é o grande segredo para os problemas.
Igualmente na história que contei, a diferença é quando o Sr das Parábolas está no barco. Se ele estiver no nosso barco, podemos ficar tranqüilos que a tempestade findará, mesmo que pareça demorado.
Na vida cruzaremos mares, rios, lagos. Teremos dias ensolarados, chuvosos, tempestades torrenciais, nevascas, noites com nevoeiros, mas se Ele estiver no barco, ainda que andemos no mais profundo vale, perto da morte, não precisamos ter medo, ele irá nos guiar até que passe todo o temporal.
Precisamos coloca-lo no barco e remarmos seguros vida afora.
Em meio a uma tempestade, qual a certeza de chegarmos ao destino que queremos? Perguntou Pietro.
Certeza? Nenhuma. Respondeu Sr Damião.
Na vida, achamos que sabemos o melhor destino para nós, mas nosso coração é enganoso!
O melhor destino, mesmo que não pareça, é caminho que o Sr das Parábolas separou para cada um de nós. O caminho Dele é mais altos que o nosso caminho, e o conhecimento Dele é infinitamente maior que o nosso. Ele nunca enviará um temporal que nosso barquinho não possa suportar. Então nos resta apenas confiar. Ele sabe o melhor para nós.
Nesse mesmo instante a vara de pesca começou balançar. Rapidamente Sr Daminão pegou sua vara, soltou a linha do seu molinete, e depois de maneira tranqüila e suave puxou, até a chegada do tucunaré.

...Findando a tarde, todos saíram do barco e ajudaram Sr Damião com sua próspera quantidade de peixes, mas a conversa não terminou.....
Lembrem-se bem dessas palavras. Disse Sr Damião.
Depois da tempestade sempre vem a bonança. E quando a escuridão assolar, no mais escuro momento da madrugada, é porque está próximo o alvorecer do dia.

Terminando suas palavras, Sr Damião dividiu a pesca com as crianças, agradeceu a companhia e continuou sua jornada.


Marck Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário